I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 28 de março de 2010

Como fazer replicas das barreiras de sinalização

Ao fazer a minha pista de rally lembrei-me que a mesma tinha de ter umas barreiras de sinalização usadas normalmente nos desvios nas nossas estradas.
Apos pesquisar nas mais diversas grandes superficies descobri na secção das madeiras umas molduras usadas na decoração das portas, decidi comprar 2 varas para testar.



Colei as duas varas uma á outra pela superficie mais lisa, posteriormente cortei-as por pedaços de 5cm, lixei as pontas de forma a uniformizar e dar mais realismo, e finalmente pintei umas de branco e outras de vermelho.



Material usado:
.Vara de moldura de portas (Med. 2,40m, Custo 3,45€)
.Cola madeira
.Folha lixa
.Tinta vermelha / Branca

Ferramentas:
.Fita metrica
.Serra tic-tic

Historia do Slot



O início dos Slots...

Em 1908 a "Ives Manufacturing Co." (Connecticut USA) teve uma primeira aproximação com modelos de motor de corda mas foi abandonado o projecto. Um ano depois em 1909 a "Märklin Bros." na Alemanha montou e expôs uma linha de comboio onde circulava um carro mas... as rodas nem no chão tocavam. Foram estas as primeiras e pálidas aproximações ao que chegaria mais tarde.

Em 1912 a "Lionel Manufacturing Co.", uma firma americana reputada pelo fabrico de comboios eléctricos miniatura colocou-se na aventura dos Slots. J. Lionel Cowen registou a patente para esta novidade e a ele devemos os nossos queridos Slots. O modelo que esteve na origem dos Slots foi um modelo à escala 1:24 (mais precisamente 1/2" polegada para 1 pé, uma vez que a origem era americana) e não era mais do que uma reprodução razoavelmente detalhada de um carro americano, nomeadamente um "STUTZ BEARCAT".

Nesta altura, por outro lado, tivemos a 1.ª Guerra Mundial, anos mais tarde a Grande Recessão Económica e os Slot Cars quase desapareceram.

Posteriormente, nos EUA, no pós guerra (1929 a 1935) desenvolviam-se competições para comboios, onde estava inserido o Sr. Lionel, o pai dos Slot Cars. Um belo dia do ano de 1930, o Sr. Louis H. Hetz, que era um fanático de comboios, teve a ideia de colocar, no meio do circuito de carrinhos do Sr. Lionel, alimentações independentes para cada carro com uma resistência no meio, de modo a poder variar a velocidade de cada carro independentemente, estávamos assim na origem dos comandos individuais (que normalmente chamamos de "punhos") dos carros.

O Sr. Hertz organizou um evento e convidou o Sr. Lionel a assistir, apresentando-lhe a ideia, como uma forma de fazer competições com as Pistas/Carros da sua companhia. O Sr. Lionel não ficou minimamente impressionado, não demonstrou o mínimo interesse e disse ao Sr. Hertz que devia ser a única pessoa no mundo a pensar que teria qualquer interesse fazer competição deste tipo de carros. O Sr. Hertz não se desmotivou e continuou a organizar eventos com os seus carros controlados individualmente.

No entanto e ao longo do tempo, foi-se tornando óbvio que, o modo de colocação do carro na pista (similar ao dos comboios) com um rail central, era impeditivo de maior desenvolvimento. Daí a necessidade de substituição do rail central por um rasgo na pista (com a consequente modificação dos carros) de modo a desenvolver esta actividade.



Estávamos nos anos de 1935-1936 quando, após a Grande Recessão, os fabricantes de brinquedos sobreviventes (a maioria faliu durante a crise económica) procuravam novas formas de fazer negócio. Destes a “Louis Marx & Co.” e a “Dorfman Co.” nos USA e as Märklin Bros, Lehman, Hamley Bros e a Tipp & Co. na Europa (Inglaterra e Alemanha) adquiriam posições de liderança e começaram a desenvolver os slots.

Destes “ensaios” os mais relevantes foram os da Märklin em 1935 quando desenvolveu uma pista com duas calhas com 10cm de largo, mas com a particularidade de os dois carros não conseguirem correr lado a lado, esta pista foi um “flop” e mais uma vez coube a primazia aos USA de fazer uma pista onde finalmente se podia competir. Esta “proeza” esteve a cargo da “Louis Marx & Co.” a qual, em 1936, fez uma pista para dois carros, em forma de (8) na escala 1/64. A pista ocupava um espaço de 1,70m 0,81m.

Este grau de miniaturização tinha vários inconvenientes, as pistas eram extremamente caras, os carros eram tão pequenos e andavam tão pouco que o público em geral não aderiu como se esperava a esta pistas. No entanto foram estas as primeiras pistas onde foi possível fazer competição de slot cars, dado serem as primeiras e durante muito tempo (foram fabricadas até meados dos anos 40) as únicas onde era possível dois carros correrem lado a lado.

Em 1952, uma empresa inglesa “Minimodels Ltd” propriedade do Sr. B. F. Francis registou a patente de um Jaguar XK 120 Sports à escala de 1/32 e vendia-o com o nome de SCALEX.

A partir de 1954 a empresa entrou na produção e venda em massa (a preços muito acessíveis, £5.19 um circuito com 2 carros) de diversos modelos de carros de Grand Prix, os SCALEXTRIC, mas agora à escala de 1/28.




Ao mesmo tempo o Sr. Francis pensou e elaborou um sistema no qual registava a morada dos seus clientes e assim publicitava-lhes directamente por correio as ultimas informações e inovações, bem como os locais e as datas das provas que realizava com estes bólides. O Sr. Francis foi o “Pai” da organização de provas e dos campeonatos de Slot Cars. O Sr. Francis realizava provas de Slot Cars por todo o lado, deu a conhecer estes bólides por todo o lado e, consequentemente, nesse Natal de 1954 estes modelos foram um tremendo sucesso de vendas.


Coube então a vez da conquista dos USA. Nem tudo foram rosas mas, pelo ano de 1958 a SCALEXTRIC era a marca mais famosa e conhecida em toda a América, na Europa e consequentemente, a nível mundial.

Assim podemos nomear a SCALEXTRIC como “A” marca que influenciou o desenvolvimento e a implantação dos Slot Cars e do Slot Racing a nível mundial.

Actualmente existem no mercado dezenas de marcas fabricantes destas mini réplicas, cabendo aos próprios fabricantes, clubes e revendedores a promoção desta modalidade bem como os respectivos campeonatos regionais, nacionais, europeus e mundiais.



Fonte:
Texto: http://go-slot.blogspot.com/
Fotos: Slotaditos