I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Comparativo Chumaçeiras 3/32

Desta vez a pedido do José (Slot & Go) pus mão á obra e decidi comparar alguns bronzes ou chumaçeiras como queiram chamar, de algumas marcas conhecidas no mercado, tentei reunir o maior numero de referencias diferentes para tentar ver as principais diferenças entre elas.

Mas vamos aos factos:



Ninco Pro-Race: Chumaçeiras com a principal carateristica de serem furadas, algo trabalhosa na altura de montar e colar, pois um pequeno descuido e entra cola pelo furo e prende o eixo, são umas chumaçeiras que desgastam-se muito rapidamente criando folga e deixando marca no eixo. Preço acessivel tendo em conta que cada embalagem tras 2 jogos.



NSR 4803: Chumaçeiras com um acabamento conico no interior para um menor atrito, uma medida exterior praticamente universal servindo na maioria dos carros, um peso excessional para uma chumaceira totalmente em bronze, apreciação negativa no que toca ao uso continuo, pois deixa marca no eixo logo após meia duzia de horas, o preço elevado tambem não favorece a compra, são as mais caras do teste.



Slot it PA02: Chumaçeira universal, bom acabamento, preço superior em relação ás concorrentes directas (SLPL1003), e um peso excessivo façe á concorrênçia 0,6gr.



Sloting Plus 1003: Chumaçeira muito semelhante á slot it, com bom acabamento, uma medida exterior (A) mais ajustada aquilo que se diz universal, com um peso que se pode considerar aceitavel, e com um valor comercial justo.

Entrando agora noutra area das chumaçeiras, encontramos as chamadas "Combi", existem com o exterior em plastico ou em aluminio.



Scaleauto SC1325: Chumaçeira de nylon com rotula de bronze no interior, serve em praticamente todos os modelos de carros que usem este tipo de chumaçeira, peso inferior a 0,1gr mesmo depois de algum uso não demonstra nenhum desgaste, o unico se não é o preço sendo uma das mais caras desta gama.



Sloting Plus SLPL1002: Chumaçeira de Aluminio com interior em bronze, montadas num chassi Ninco apresentaram prisão no eixo, com um peso medio, e um preço acessivel.



Sloting Plus SLPL1000: Chumaçeira Nylon com rotula de bronze, muito semelhante ás SC1325, com uma medida exterior (A) muito grande 5mm, esta chumaçeira montada em determinados chassis fica deformada (ovalizada) o que impede um bom funcionamento, é muito silenciosa não deixa passar vibrações para o chassi, e não apresenta desgaste mesmo depois de algum uso.



Sloting Plus SLPL1004: As novissimas chumaçeiras da marca Espanhola, Aluminio no exterior com uma rotula de bronze no interior, acabamento muito bom, com medidas aceitaveis, servindo na maioria dos chassis, um pouco mais pesadas que a irmã SLPL1002, sendo a mais cara desta gama "Combi".

Aqui ficam os resultados:


Todas as chumaçeiras foram adquiridas nos meios comercias comuns, e foram sujeitos a uma utilização normal.

Esta apreciação não tem como finalidade denegrir nem julgar a qualidade dos produtos apresentados, apenas corresponde a uma opinião de um utilizador comum.

N50s

5 comentários:

  1. Muito obrigado Nuno, sem dúvida um fantástico artigo.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabalho!!!!

    Super completo e actualizado!

    Parabens!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos comentarios :)

    Para mim o principal é ser um trabalho em Portugues.

    Cpts
    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Boas.

    Excelente trabalho.

    Uma questão: todas as chumaceiras foram testadas com eixos semelhantes?

    Boas gatilhadas.

    ResponderEliminar
  5. Sim, foi exprementado com eixo Sloting Plus e um eixo NSR, ambos de aço.

    Cpts

    ResponderEliminar